Quanto de proteína se deve ingerir por dia?

Quanto de proteína se deve ingerir por dia?

O ser humano não pode viver sem proteína. Elas são a base da estrutura do corpo e da formação de massa muscular, órgãos e pele. As proteínas também têm a função de desenvolver hormônios, neurotransmissores e inúmeras outras substâncias fundamentais para o bom funcionamento do nosso corpo.

Existem controvérsias em relação à quantidade ideal de proteínas que devemos ingerir diariamente. As organizações mundiais de saúde indicam a ingestão em média de 1 grama de proteína por quilo de peso corporal.

Por exemplo, quem pesa 60 quilos deve ingerir 60 gramas de proteína diariamente. Lembrando que ingerir proteína em excesso pode trazer danos à saúde, como em dietas restritivas à base apenas dessa substância.

Atletas que praticam musculação também recorrem aos alimentos ricos em proteínas para ganhar mais massa muscular, porém doses exageradas de proteína durante um tempo pode sobrecarregar o rim e obstruir artérias, além de causar danos ao sistema cardíaco.

O ideal para manter a saúde é aderir a um cardápio que esteja composto de todos os alimentos da cadeia alimentar. Existem dois tipos de proteínas: as completas e as incompletas.

As proteínas completas possuem todas as substâncias essenciais para o bom funcionamento do corpo.

As proteínas incompletas têm carência em aminoácidos, por isso ocorre a necessidade de se ingerir complementos alimentares protéicos que supram essa carência e ainda potencializem o processo de absorção das proteínas completas.

Você pode encontrar uma boa concentração de proteínas na carne, peixe, ovo, leite, queijo e iogurte.

A maioria dos alimentos que possuem proteínas são ricos em gorduras saturadas, por isso fica mais complicado escolher o melhor para colocar no prato. Exemplos: amêndoas, macarrão cozido, camarão, pasta de amendoim, leite de soja, dentre outros.

Veja a quantidade de proteína que deve conter em um cardápio saudável para uma pessoa de 70 kg:

Café da manhã: 1 ovo mexido + 1 copo de leite desnatado

Almoço: 100 g de filé de frango grelhado

Lanche: 1 fatia de queijo branco

Jantar: 80 g de filé de carne grelhada

Veja outros benefícios da proteína para o organismo:

– Contribui para a formação de colágeno que mantém a pele firme;

– Mantém os fios dos cabelos fortes e saudáveis pela formação da queratina;

– Responsável pela formação da fibra muscular que sustenta a musculatura do corpo;

– Garante energia ao organismo para a prática de atividades diárias;

– Permite a condução de oxigênio e gás carbônico pelo corpo;

Lista de alimentos protéicos:

Para que o corpo funcione em perfeita ordem, acrescente alimentos enriquecidos de proteína no seu cardápio. Veja alguns:

– Peixe: a cada 40 gramas tem 8 gramas de proteína.

– Frango: a cada 30 gramas tem 6 gramas de proteína.

– Carne vermelha: a cada 40 gramas tem 8 gramas de proteína.

– Peito de Peru: a cada 120 gramas tem 30 gramas de proteína.

– Amêndoas: a cada 100 gramas tem 20 gramas de proteína.

– Ovos: possui de 2 a 3 gramas de proteína por unidade.

– Requeijão light: a cada 100 gramas tem 14 gramas de proteína.

Veja agora alguns sucos detox que ajudam a emagrecer
Suco de maçã com água de coco, gengibre e semente de chia

Este suco possui ação desintoxicante e potencializa o trabalho do fígado, a água de coco tem a função de hidratar e a semente de chia é anti-inflamatória, por possuir Ômega 3 em sua composição. O gengibre acelera o metabolismo forçando o organismo a perder peso. E a maçã ajuda a estimular a sensação de saciedade.

Ingredientes:

– Suco de meio limão;
– Meio pepino sem casca;
– Uma pitada de gengibre em pó;
– 2 folhas de couve;
– 1 colher de chá de semente de chia;
– 100 ml de água de coco.

Como preparar: bata todos os ingredientes no liquidificador e estará pronto para beber.
Suco de laranja, maçã e gengibre
Esta receita irá realizar uma limpeza em seu organismo e deixará você com mais energia.

Ingredientes:

– 4 cenouras
– 2 laranjas
– 1 maçã sem casca;
– 1 limão espremido;
– 1 pedaço de gengibre

Como preparar: bata tudo no liquidificador com meio copo de água filtrada ou água de coco e sirva a vontade.

Suco de cenoura com abacaxi

Esta receita ajuda a desintoxicar o organismo e melhora a digestão. Perfeita para ser ingerida no período da tarde. Este suco previne a azia, sendo eficaz na digestão dos alimentos.
Ingredientes:
– 1 cenoura;
– 1 xícara de abacaxi em cubos;
– 1 xícara de talos de erva doce;
– 1 suco de limão, junto coloque as raspas da casca da fruta.
Como preparar: bata tudo no liquidificador com água filtrada ou água de coco e estará pronto para beber.

 

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